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quarta-feira

O Sorriso de Mona Lisa


Julia Roberts é uma professora de História da Arte decidida a confrontar os antigos costumes de um colégio de moças. Ao inspirar suas alunas a rever velhos conceitos, ela descobre que tem muito a ensinar sobre a vida e muito a aprender sobre o amor.

Título Original: Mona Lisa Smile.
Ano de produção: 2004.
Diretora: Mike Newel.
Elenco: Julia Roberts, Kirsten Dunst, Julia Stiles.
Audio: Inglês e Português.
Legenda: Inglês e Português.
Duração: 119 minutos / 12 anos.

Análise sob a perspectiva didático-pedagógica:
Em linhas gerais, duas tendências pedagógicas estão presentes no filme: tradicional e progressista. À luz da primeira corrente, podemos observar que o foco da escola é no professor, uma espécie de semideus, distante dos alunos, um repassador de conhecimento. Outro foco presente é o do conteúdo pelo conteúdo. Nessa perspectiva, a escola objetiva apenas reproduzir os conhecimentos e os valores da sociedade como verdades absolutas, sem objeções ou reflexões sobre os mesmos. A principal função da escola é realizar a preparação intelectual e moral de suas alunas para assumirem seus papéis de esposas submissas e donas de casa exemplares. Cabe observar que esta visão transcende os muros da escola, ela está arraigada na sociedade e na família das alunas. Estas, inicialmente, também reproduziam estes valores. No entanto, as suas concepções sobre suas vidas, seus valores e sua sociedade são modificadas à medida que a professora Katharine, por meio de sua proposta de ensino, começa a despertar o pensamento crítico em suas alunas.
A perspectiva progressista está presente em vários momentos do filme. Ela pode ser observada na relação professor e aluno, onde a professora orienta, problematiza, promove a discussão entre e com os alunos: “não há resposta errada”, “não há livros lhes dizendo o que achar”, “não está na apostila”, “formar líderes do amanhã e não esposas”. Os conteúdos apresentados e discutidos na sala de aula transcendem os seus limites físicos, são colocados frente à realidade social das alunas, por meio de uma perspectiva crítica, chamando-as à reflexão.
A metodologia subjacente extraída do filme revela inúmeras aprendizagens que poderão contribuir para a prática do ensino superior. Dentre elas, o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem. Nesse processo, ele deve promover e problematizar a discussão entre e com os alunos. Deve convidar os alunos a refletirem sobre os conteúdos apresentados e discutidos na sala de aula e sua relação com o seu cotidiano, transcendendo mera relação de transmissor ativo (professor) e receptor passivo (aluno). O professor deve estar sensível aos interesses de seus alunos, para adaptar a disciplina ministrada conforme as expectativas e necessidades de seu público.

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